Amostragem probabilística é a técnica utilizada para criar um grupo de controle a partir de determinado universo, de forma que a amostra retirada reflita toda a população. Em casos periciais que envolvem análise de grandes conjuntos de dados ou dispositivos, pode ocorrer que o exame de todo o material disponível seja impossibilitado devido ao tempo necessário. Nesses cenários, muitas vezes, escolhem-se amostras aleatórias para garantir a suposta imparcialidade do método. Ocorre que, nem sempre, tal ação é eficaz.

É sempre importante compreender que análises que envolvam amostras demandarão, por consequência, inferências estatísticas que permitam avaliar o comportamento do todo. Em tal situação, uma simples “escolha aleatória” não dará ao perito os subsídios necessários para sustentar suas análises e extrapolar suas conclusões para a conjunto inteiro. Por esse motivo, compreender técnicas estatísticas torna-se fundamental para que o engenheiro, por exemplo, não tenha seu laudo ou parecer questionado após a análise de três dispositivos de um lote que possui 10.000 exemplares. Em uma visão simplista, grande parte dos casos pode ser resolvida utilizando uma quantidade de amostras que permita a suposição de normalidade e facilitaria qualquer inferência estatística.

O IBPTECH possui equipe de engenheiros que atuam em perícias que envolvam questões técnicas que demandem conhecimentos estatísticos aplicadas, apoiando as contratantes na correta análise de informações e adoção de metodologias que possuem embasamento científico.

Veja também